29 de novembro de 2021

Como podem as tecnologias de informação interagir com a atividade dos contabilistas?

No contexto pandémico, os Contabilistas e as Sociedades de Contabilidade têm vindo a aumentar o seu investimento na tecnologia, embora de forma gradual. Estes investimentos muitas vezes são compensados pela poupança a médio / longo prazo.

Ainda assim, apesar de Portugal ter melhorado em termos tecnológicos, de acordo com o ranking de competitividade digital de 2021 (IMD World Competiteveness Center), apenas melhorou 3 posições no quadro geral passando da 37 posição para a 34 posição num total de 64 países analisados. Desta forma, a realidade portuguesa está aquém quando comparado com outros países que começaram a investir nas tecnologias de informação mais cedo, o que torna mais difícil para Portugal chegar ao mesmo patamar.

No entanto é preciso agarrar as oportunidades, compreender os seus pontos fracos, investir rapidamente nas Tecnologias de informação e dotar os Contabilistas e as Sociedades de Contabilidade no uso alargado de ferramentas informáticas de processamento de documentos, bem como de data analytics (a informática transfere a profissão do Contabilista de uma atividade de processamento para uma atividade de controller e de gestor financeiro — monitorizar e controlar os dados, preparando informação de gestão que permita tomar decisões céleres sobre as ações a seguir no futuro).

É preciso saber trabalhar com grandes volumes de dados e interpretá-los – Big data – e combinar com outras informações /variáveis com um propósito. O Data analitycs pode ser uma estratégia valiosa porque irá permitir examinar dados com o objetivo de encontrar padrões.

Benefícios do data analitycs

- automatizar e otimizar análises financeiras

- elaborar uma boa gestão de riscos

- analise profunda da concorrência

- estratégias mais eficientes

 

Estes benefícios permitem que os Contabilistas e as Sociedades de Contabilidade possam ser mais produtivos, melhorar o relacionamento com os clientes e a Empresa pode ter uma melhor tomada de decisão na obtenção de resultados.

Este forte investimento proporciona, uma maior mobilidade dos Contabilistas – que atualmente é um requisito básico para milhares de técnicos podendo ser uma oportunidade para a simplificação de processos e assim oferecer soluções competitivas e direcionadas.

Percorrendo este caminho, existirá consequências positivas na eficiência operacional e no crescimento económico do país, por isso deve ser uma preocupação generalizada.

 


 

 

Tiago Dias | Outsourcing Partner

tdias@bakertilly.pt

 

A Baker Tilly pode ajudar a sua empresa!

Entre em contato connosco para saber mais!

 

Marketing & Communication

marketing@bakertilly.pt

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações ou saber como alterar a configuração, na nossa Política de utilização de cookies.