6 de abril de 2020

COVID-19

Entidades Publicas com Autonomia Financeira

As empresas publicas com autonomia financeira, têm muitas vezes o suporte financeiro do Estado (entradas de capital, garantias de estado). No entanto, em períodos de crise, mesmo estas organizações não estão imunes a oscilações e crises financeiras.

A administração deverá analisar prioridades de áreas “chave” da gestão financeira de curto e longo prazo.

  1. Orçamentos e análise de tesouraria - Reveja os orçamentos e os modelos de cash-flow para ter informação actualizada e defina vários cenários (mais e menos pessimistas). Este exercício disponibiliza informações para a tomada de diversas decisões.
  2. Rever pagamentos e recebimentos - Analise os pagamentos e recebimentos em atraso, e estime as novas datas de pagamento e recebimento. Este exercício deve ser efectuado no mínimo numa base semanal.
  3. Orçamentos / Plano de Investimento - Reveja os orçamentos de investimento e adie ou suspenda projetos não essenciais procedendo à contratação externa economizando dinheiro. No entanto, se os recursos internos e os materiais disponíveis estiverem a ser utilizados, os projetos deverão continuar. A mão-de-obra interna é um custo irrecuperável (não havendo lay-offs ou despedimentos) e não terá impacto adverso no cash-flow.
  4. Contacto permananete com clientes - Os clientes são a sua principal fonte de cash. Acompanhe-os permanentemente. Saiba o que estão a fazer. Como estão a evoluir e a suportar a crise. Se deixarem de pagar, a sua tesouraria sofrerá um bombo.
  5. Responsabilidade social - Divulgue mensagens positivas, de esperança e faça doações a organizações locais de necessidades médicas e básicas que estão na linha de frente no combate da pandemia do COVID-19.
  6. Pós COVID-19 - Faça já um plano pós-tormenta. Faça um balanço da sua estratégia de atuação. Torne as estratégias de mitigação parte do processo de avaliação de gestão de riscos corporativos da sua organização na prestação de serviços públicos - e crie reservas de estabilização de taxas.

A gestão financeira é um alicerce que posiciona as organizações em períodos de crise, preparandp-as para emergir dos períodos de crise, mais fortes financeiramente, recuperando mais rapidamente para um estágio de crescimento e de qualidade de serviço.

 

A Baker Tilly está ao dispor para o assistir em qualquer processo.

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