13 de agosto de 2019

Como acrescentar valor a uma Start-up

As empresas estabelecidas têm registos de ganho e fluxo de caixa que podem ser usados para prever o desempenho financeiro e estimar o valor. As start-ups apresentam desafios de avaliação porque não têm esses registos de desempenho - mas isso não significa que não tenham valor. Os especialistas de avaliação de negócios têm de considerar outros fatores, muitos deles subjetivos, para estimar o seu valor.

    

Pontos de Partida

Em comparação com empresas já estabelecidas as start-ups são geralmente percebidas como investimentos mais arriscados. Assim, potenciais compradores ou investidores exigem uma maior taxa de retorno para compensar esse risco.

Os planos de negócio e as projeções financeiras da administração são fatores críticos na avaliação de start-ups. Ninguém conhece os produtos e serviços da empresa, o setor e o mercado melhor do que os fundadores e seniors. Se um empreendedor não tiver preparado planos de negócio e projeções futuras, isso pode ser um indicador de que a administração não pensou em todas os possíveis cenários ao iniciar um novo negócio nesse setor.

Para valorizar as start-ups, os experts usam normalmente projeções de negócio, se estas forem realísticas e baseadas em suposições credíveis. Em alguns casos, os especialistas em avaliação necessitam de descreditar projeções internas para compensar o otimismo natural da administração. Os experts têm de aprofundar o tema para compreender o que diferencia os produtos e serviços da start-up no mercado e qual o seu potencial de crescimento.

Com este fim, a avaliação considera também fatores externos, como a experiência e valor de diversas empresas comparáveis, estatísticas de indústria e marketing e o valor da propriedade intelectual e outros ativos que oferecem à companhia vantagem competitiva.

 

Fase de Desenvolvimento

Outro fator crucial é o tempo. Quanto tempo levará até uma start- up se tornar rentável? Em geral, quanto menor a janela de tempo esperada, menor o risco e maior o valor da empresa. Isto porque o comprador ou investidor não tem de esperar tanto tempo para poder ver o retorno do seu investimento.

Um fator relacionado é o estado de desenvolvimento da empresa. Por exemplo, uma empresa na fase inicial de desenvolvimento- com pouco mais de uma ideia e talvez alguns “amigos e família” como investidores – poderá valer menos do que uma empresa com produtos e serviços bem desenvolvidos.

O financiamento proveniente de empresas de capital de risco e outros investidores profissionais é outro indicador importante. Estes investidores analisam ao pormenor a equipa de gestão da empresa, o seu plano de negócios e projeções financeiras, conferindo maior confiança à capacidade da empresa ser bem sucedida e atingir os seus objetivos.

 

Balanço

Compreender o valor de uma start-up é um fator crítico relativamente a tentar atrair potenciais investidores. Mas o precursor na criação de valor para as start-ups está a desenvolver planos de negócios e projeções financeiras realísticas. Um expert em avaliação pode ajudar a controlar as projeções de gestão e a identificar potenciais ameaças e fraquezas que possam constituir obstáculos no alcance das projeções financeiras.

Um expert independente analisa imparcialmente as projeções financeiras da empresa, utilizando fontes objetivas, como publicações do setor, dados económicos e registos comerciais de companhias semelhantes. Depois ele ou ela comparam as projeções otimistas da administração com as preocupações racionais de um investidor hipotético.

 

O valor da experiência profissional

Mesmo que as start-ups tenham históricos operacionais limitados, estas podem, por vezes, ter um valor significativo. Especialistas em avaliação de negócios podem fornecer fontes objetivas de dados de mercado e experiências para manter os empreendedores fundamentados e ajudá-los a reduzir o risco e a criar valor.

 

 

Paulo André / MBAF (Baker Tilly International)

 

 

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações ou saber como alterar a configuração, na nossa Política de utilização de cookies.