5 de abril de 2021

Investidores Estratégicos Vs. Investidores Financeiros

Autor: Carlos Morgado

É um empresário e tomou a decisão de vender a sua empresa? Este passo é um dos mais importantes da sua vida e agora que o tomou torna-se necessário elaborar um plano de saída de forma a otimizar o resultado do processo de venda.

Recomendamos que o primeiro passo na estruturação de um plano de saída seja a definição do seu racional de venda. No fundo trata-se de precisar qual o seu objetivo principal na venda da sua empresa: Maximizar o valor obtido? Assegurar a continuidade da empresa? Proteger os postos de trabalho?

A clarificação dos seus objetivos permitirá ajudá-lo a identificar as características do investidor ideal para a sua empresa, o que contribuirá para melhorar a eficiência do processo de venda e em última análise o êxito do mesmo.

Em termos gerais os potenciais compradores poderão ser classificados em duas grandes categorias: Investidores Estratégicos e Investidores Financeiros. Procuraremos explicar melhor ambas as categorias seguidamente.

Os Investidores Estratégicos são empresas com atividade operacional e que frequentemente poderão ser concorrentes, clientes ou fornecedores da sua empresa (embora em alguns casos possam não ter atividade diretamente relacionada). O objetivo destes investidores é a identificação de potenciais alvos cujos produtos e/ou serviços possam ser integrados na sua conta de resultados, diversificando as suas fontes de receita, gerando ganhos sinérgicos e contribuindo a médio longo prazo para a maximização do valor acionista.

Uma das vantagens claras dos Investidores Estratégicos consiste na sua disponibilidade para oferecerem preços mais atrativos na aquisição de empresas, o que se explica pela existência de potenciais sinergias, pela maior capacidade de desenvolvimento do negócio ou por um maior conhecimento do setor de atividade da empresa adquirida. Contudo, a maximização do preço de venda poderá ter um custo, nomeadamente a redução dos postos de trabalho (eliminação de postos de trabalho que se sobreponham) ou a absorção da marca/identidade do negócio adquirido pelo comprador.

Se um empresário pretende maximizar o encaixe financeiro com a venda da sua empresa, um Investidor Estratégico poderá ser o comprador ideal.

Os Investidores Financeiros têm com a atividade a realização de investimentos baseados unicamente na perspetiva de ganhos financeiros futuros. O seu objetivo é a identificação de empresas que tenham perspetivas futuras de crescimento e vantagens competitivas sustentáveis.

O exemplo mais comum deste tipo de investidores são os Fundos de Capital de Risco (Private Equity). Nestes veículos de investimento, um conjunto de investidores institucionais (LP – Limited Partners) coloca fundos à disposição de uma equipa de gestão (GP – General Partners) de uma sociedade de Capital de Risco para a realização de aquisições de negócios com potencial de crescimento. A equipa de gestão destas sociedades realiza investimentos com um prazo temporal definido (tipicamente 5 a 7 anos), visando a venda posterior das empresas adquiridas com uma mais-valia que remunerará o trabalho dos GP e capital investido pelos LP.

Uma das vantagens associada aos Investidores Financeiros prende-se com o facto de trabalharem com uma agenda claramente definida, contribuindo assim para agilizar o processo de venda de uma empresa tornando-o menos time consuming. Outra vantagem residirá na possibilidade destes investidores adicionarem aos negócios onde investem, um elevado grau de profissionalização juntamente com recursos financeiros adicionais que permitem sustentar planos de crescimento estratégicos.

Por outro lado, nem sempre será fácil para um empresário partilhar o seu poder decisão com um Investidor Financeiro, o que juntamente com o horizonte temporal reduzido de investimento poderá constituir a desvantagem mais óbvia deste tipo de investidores.

Caso o empresário pretenda ceder um primeiro apenas uma parte do capital do seu negócio, um Investidor Financeiro poderá ser uma alternativa a considerar, uma vez que este investidor poderá contribuir para que a empresa atinge o seu potencial permitindo maximizar o valor acionista numa venda futura.

​A Baker Tilly pode ajudar a sua empresa!

Entre em contacto connosco para saber mais!

Carlos Morgado
Partner
carlos.morgado@bakertilly.pt

 

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços através da análise dos seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações ou saber como alterar a configuração, na nossa Política de utilização de cookies.